ERP Local x ERP em nuvens: qual o melhor?

ERP Local x ERP em nuvens

Você sabe a diferença entre eles? Não!? Então iremos te ajudar a escolher o melhor para a sua empresa.

Apresentamos a vocês dois softwares e as diferenças entre eles, você que busca um sistema de gestão para seu negócio precisa conhecer o melhor. Preparamos para você a distinção, o melhor custo-benefício e a escolha é sua! Vamos começar?

Para começar do começo é importante primeiramente levar em consideração o tipo de instalação de cada um. O ERP local é alojado nos hardwares e servidores da sua empresa, por outro lado o em Nuvens é um SaaS (Software as service ou software como serviço).

Agora, veja 5 áreas em que cada forma de sistema funciona, e ao final, tire suas próprias conclusões sobre, certo? Vamos iniciar os trabalhos. J

  1. Instalação


Como mencionamos logo no começo desse artigo, o ERP local deve ser instalado e mantido nos próprios equipamentos da sua empresa, lembra? Por esse motivo a sua instalação demanda um investimento maior em infraestrutura e equipamentos.

  • Isso porque manter um software que une toda base de dados da empresa necessita de um suporte de equipamento ultramoderno e avançado para sustentar todas, todas mesmo, as informações contidas nele.

Agora vamos conhecer o lado da ERP em nuvens, que não deixa de demandar um custo, mas o diferencial está na sua implantação que não necessita de exorbitantes custos, que massa, né?

  • Isso acontece porque ele naturalmente já é um sistema contratado pela empresa e assim, todas as partes técnicas que fazem parte dele estão nos servidores de quem fornece. E pasmem, a vantagem máxima é que você pode controlar a gestão do seu empreendimento de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet.
  • Acesso e Mobilidade


Sobre esse quesito uma coisa é óbvia, o ERP local, como o próprio nome já diz, só pode ser acessado localmente. É isso mesmo, ou seja, onde ele estiver instalado, mais provavelmente APENAS na empresa. Nada prático, né?

  • Mas, uma das suas poucas vantagens, é que ele sempre estará disponível em OFF, pois é um software interno e você não precisará de internet para acessar ele nos computadores da sua empresa.

Por outro lado o em Nuvens pode ser acessado em qualquer lugar com internet. Nesse assunto, ele é um sistema mais flexível.

  • Ah, e vale lembrar que em alguns softwares com essa instalação possuem aplicativos para ingressarem com mais facilidade em smartphones. Todas as funções em seu bolso, ou na palma da mão.

    Mas, você deve estar se perguntando: Qual o tipo de instalação da QUERY? Tá na cara: nós somos ERP em Nuvens! Um software integrado que torna a gestão do seu empreendimento muito mais simples!
  • Segurança e Armazenamento

Segurança é assunto sério quando utiliza um sistema possui todos os dados da empresa e dos clientes, concorda?

  • O ERP em nuvens, nesse sentido, é muito mais confiável e seguro. Isso porque toda a segurança da informação e acessos é fornecida pela empresa provedora. Dessa forma, suas informações tornam-se muito mais seguras.
  • No ERP local esse quesito é suscetível porque nele, o único responsável pela segurança da informação é a sua empresa e você não necessariamente terá uma equipe responsável por isso devido aos altos custos.


E o armazenamento?

  • O ERP em nuvens fica responsável por fornecer a capacidade de armazenamento, o que isso quer dizer? É mais fácil expandir ou diminuir essa capacidade, apenas fazendo um acordo novo. Por outro lado, no software local, quem é o provedor da capacidade são os seus próprios equipamentos, podendo ter um custo mais elevado para expandir ou diminuir ela.
  • Atualizações


‘’Você precisa atualizar seu sistema’’, já ouviu essa frase em seu computador, sim?

É comum sistemas pedirem atualizações para corrigir erros e falhas, com isso no software ERP em nuvens, as atualizações são muito mais frequentes e fáceis, ao contrário do ERP local, que para dá aquele F5 torna-se custoso e complicado.

  • Custo X Benefício

Estamos chegando ao final e deixamos esse assunto delicado para esse momento, até porque o que importa mesmo é o tal do: ‘’quanto isso vai me custar’’?

Geralmente é o que mais pesa na escolha de um bom software para uma empresa. Fazendo um apanhado de todas as informações que levantamos nesse post, e calculando na balança as vantagens e desvantagens, o mais em conta que leva em consideração custo e funcionalidades é o: TCHARAN! ERP em Nuvens.

O sistema ERP local para a realidade de empresas atuais não condiz com a dinâmica de diversas micro empresas que precisam gerir seu negócio, sem burocracias e complicações, sendo assim, o ideal é optar pelo mais vantajoso, né?

Concluindo…

Quer uma dica?

O melhor é o sistema em nuvens, super moderno e avançado para as necessidades práticas do dia a dia. O grande lance é você administrar sua empresa, confiando no sistema, na rapidez, segurança e praticidade.

Nós da Query temos um ERP em nuvens que é uma ótima alternativa para você que está procurando o software adequado. Para conhecer nosso sistema, acesse nossas redes sociais, ou entre em contato conosco.

Ah, não podíamos esquecer: Você gostou do artigo? Deixe sua opinião para a gente nos comentários, vai nos ajudar muito a melhorar nossos conteúdos.