Como a análise da curva ABC pode ajudar na gestão de distribuidoras?

A curva ABC é um método que separa os estoques por categorias (A, B ou C) e tem objetivo de determinar quais são os produtos mais importantes de uma empresa.

Os produtos que possuem classificação dentro da curva A possuem alta importância para a distribuidora. Neste caso temos um volume de compras alto junto ao fornecedor e será possível negociar melhores preços, reduzindo o custo com estoque.

A classe B é intermediária, porém representa boa parcela do faturamento.

Por fim, a classe C são aqueles produtos com menor volume de vendas na distribuidora e devem sua necessidade de estoque reavaliada constantemente.

Também é possível utilizar esta mesma metodologia de análise da curva ABC para classificar os clientes ativos, ou seja, aqueles que compraram mercadorias em determinado período. Esta análise serve para medir a dependência da empresa em relação aos clientes da curva A, ou seja, quando mais clientes na curva A, menor a dependência da empresa em relação à eles.

Neste ponto, percebesse que a análise da curva ABC é muito importante para as empresas distribuidoras pois a mesma colabora em 2(dois) pontos chaves da organização:

  • Administração do estoque;­­
  • Análise das políticas de vendas.

 

Administração de estoque

 

A análise da curva ABC ajuda as distribuidoras a melhorar o cronograma de reposição do estoque permitindo que os gestores priorizem a manutenção de saldos de produtos na curva A (que são de importância alta na empresa). Nela podemos enxergar:

  • Necessidade de giro do estoque por produto;
  • Representatividade do produto nas vendas;
  • Dependência do faturamento em relação ao(s) produto(s).

Também é uma boa prática efetuar a contagem dos itens de acordo com a curva ABC. Exemplo:

  • Itens na curva A => Contagem a cada 3 meses;
  • Itens na curva B => Contagem a cada 6 meses;
  • Itens na curva C => Contagem a cada 12 meses.

Todas estas informações ajudarão a empresa a racionalizar a quantidade necessária para se manter em estoque de cada item; possibilitar preços mais competitivos em campanhas de vendas (nos produtos da curva A) sem medo de errar (visando ganhar mais no volume de vendas) ou até ter preços mais altos nos produtos da curva C, conscientemente, para compensar o baixo giro; além de aumentar o sucesso da venda com altos índices de satisfação do cliente.

 

 

Análise das políticas de vendas

 

Com essa análise, você terá condições de otimizar suas estratégias de marketing e vendas. O grande segredo está em otimizar sempre a comercialização de produtos que estão na classe A, Investir para vender mais produtos que se encontram na classe B e buscar formas de despertar o interesse das pessoas pelos produtos que estão na classe C, ou até mesmo fazer parcerias para saber onde o público alvo da classe B e C está!

Você deve estar se perguntando: vou ter um trabalhão tendo que atualizar a lista de produtos, analisar todos os fluxos de caixas dos últimos anos e medir outros dados da empresa manualmente para fazer a curva ABC? Eu lhe digo que resposta é: não!

Hoje temos a ajuda da tecnologia e a automatização dos processos de gestão para oferecer dados prontos da curva ABC ao gestor.

Já ouviu falar em ERP? Essa é uma sigla em inglês que significa “sistema integrado de gestão”. Este é um software onde o empresário consegue fazer toda a gestão do seu negócio em um só lugar.

Dessa maneira, se você ainda não trabalha com um ERP para gerenciar o seu negócio, pode ser uma boa ideia avaliar sua implantação e passar a contar com inúmeros indicadores e relatórios, como a Curva ABC.

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